BURSITE DO OMBRO

A bursa é uma bolsa com mínima quantidade de líquido que serve para auxiliar no deslizamento de uma estrutura sobre a outra, durante um movimento. Outra função da bursa é absorver pressões e um exemplo é a bursa na parte lateral do quadril.

Diversas regiões do corpo possuem bursa, como ombro, cotovelo, mão, quadril, joelho, pé e tornozelo. No ombro, ela fica entre músculo/tendão e osso, evitando que haja atrito entre as partes da articulação do ombro quando se levanta o braço. A bursite é a inflamação dessa bolsa, trazendo dor para realizar movimentos.

Na maioria dos casos, a bursite é consequência de outro problema, sendo um sinalizador. Pode ser porque está havendo uma pressão excessiva, como na parte lateral de quadril, ou desequilíbrio mecânico entre os músculos, como o que
acontece no ombro (Síndrome do impacto do Ombro).

Muitas vezes, no ombro, é comum ter lesão de um ou mais músculos do manguito rotador e o corpo cria um alerta de que algo não está bem, fazendo com que a bursite seja um alarme. E esse alarme permanecerá disparado até que seja feita a correção do problema de base. Como medida inicial de tratamento, antiinflamatórios comprimidos ou injeções costumam aliviar a dor.

Tanto o calor quanto o gelo podem amenizar os sintomas dolorosos, porém, deve-se ter o cuidado para evitar queimaduras. Identificar atividades que o paciente venha realizando ou lesões associadas ao surgimento de uma bursite devem ser investigadas, com a solicitação de exames complementares como Ressonância Magnética ou Ecografia.

Sem dúvida a Ressonância Magnética é o exame de escolha, pois identifica várias estruturas com mais precisão. Sessões de fisioterapia são frequentemente prescritas, ajudando na melhora da dor e correção de muitas situações dolorosas no ombro.

Outra forma de tratar é com infiltração, sendo injetado medicamento direto na bursa. Essa aplicação é feita em consultório, por médico e costuma trazer regressão da bursite. O tempo de melhora após uma infiltração é variável, pois depende da causa que desencadeou os sintomas dolorosos.

Alguns pacientes que são submetidos a uma infiltração têm melhora completa da dor, não voltando a ter sintomas. Outros, porém, o efeito benéfico pós aplicação traz pouco alívio, pois como comentado antes, é importante que seja identificado fator que contribuiu para o surgimento e persistência da bursite.

A Síndrome do Impacto do Ombro, que é a colisão de estruturas quando o braço se eleva, está relacionada com o desequilíbrio muscular do manguito rotador, podendo haver uma projeção óssea (esporão acromial) sobre o principal tendão do ombro que é o supraespinhal ou supraespinhoso.

Entre essas estruturas está a bursa e devido a esse atrito constante pode surgir a bursite. Para esses casos, quando os tratamentos com medicaçoes, injeções, infiltrações e fisioterapia não trazem melhora, a cirurgia pode ser considerada. A artroscopia é a cirurgia indicada, sendo feita por vídeo com cortes de menos de 1 cm, em que é realizada a acromioplastia. O que seria esse procedimento?

É um procedimento rápido, com recuperação rápida, em que é “lixado” o esporão. Também, durante o procedimento, remove-se a bursa inflamada, com alta expectativa de melhora dos sintomas.