CAPSULITE ADESIVA

A capsulite adesiva, também chamada de ombro congelado, tem esse nome por causar dor devido à inflamação, além de limitação de movimento.

Mas esses sintomas geralmente não acontecem ao mesmo tempo.

Primeiro, o paciente vem ao consultório com queixa de dor excessiva, que frequentemente atrapalha o sono. Nesse momento, muitas vezes o paciente recebe um diagnóstico equivocado de bursite. E após algumas semanas, o paciente começa a perceber limitação dos movimentos, de forma progressiva, com dificuldade para lavar a cabeça ou as costas (fase de “congelamento” do ombro).

Apesar de não ter causa específica, algumas vezes é possível identificar fatores que são ditos relacionados, tais como:

Pacientes com distúrbios da tireóide ou diabetes

Procedimentos em tórax ou pescoço semanas antes dos sintomas

Cirurgias recentes no membro acometido, principalmente com imobilização prolongada

Suspeitar que o paciente está iniciando com um quadro de capsulite, por sua dor excessiva, é fundamental para que a resposta ao tratamento seja a melhor possível. O mais importante em uma consulta para suspeitar do diagnóstico é que se busque possíveis fatores relacionados (diabetes, cirurgias prévias em tórax, etc), além de analisar se o movimento já está começando a ficar limitado.

O controle da dor é extremamente importante para que o paciente não deixe de mexer o braço, o que limitaria ainda mais os movimentos. Porém, esse controle de dor deve ser na fase inicial, muitas vezes com mais de um tratamento, não sendo a cirurgia a melhor opção para a queixa de dor do paciente.

Apesar de a doença ter um curso conhecido (dor por inflamação, limitação do movimento/congelamento e melhora do movimento/descongelamento), algumas medidas podem ser feitas para amenizar a dor e evitar a piora acentuada dos movimentos.

O que podemos usar para tratar a dor de um paciente com capsulite?

Analgésicos potentes e anti-inflamatórios

Moduladores de dor que buscam amenizar a dor com o passar dos dias/ semanas, como Pregabalina, Gabapentina, Amitriptilina, entre outros

Procedimentos guiados por ultrassom, que geralmente amenizam a dor em poucas horas após realizá-los, por exemplo: infiltração e bloqueio de nervo com anestésico

Fisioterapia e acupuntura

PROCEDIMENTOS GUIADOS
POR ULTRASSOM NA CAPSULITE ADESIVA

Os procedimentos de bloqueio de nervo e infiltrações vêm sendo realizados há muito tempo. A mudança foi que antes eram realizados “às cegas” (utilizando somente anatomia por palpação), injetando substâncias próximo ao nervo e à articulação.

Hoje, com o uso do ultrassom, há maior precisão no procedimento, podendo ser bloqueado com anestésico de 2 a 3 nervos e também é possível injetar anti-inflamatório dentro da articulação, aumentando a eficácia. De forma prática, esses procedimentos podem ser feitos no consultório, com anestesia local, com o paciente liberado logo após.