Dr. Vagner Messias Fruehling

Sou médico desde 2007, formado pela Universidade Federal do Paraná e logo ingressei na Ortopedia e Traumatologia. Essa área me chamou a atenção por ser principalmente cirúrgica, o que me daria a possibilidade de tratar um paciente, muitas vezes com deformidades ou limitações acentuadas, ajudando-o a retornar às suas atividades após um procedimento.

Nasci em Curitiba, cidade na qual realizei minha formação acadêmica. Estive um período na Espanha, mais especificamente em Madri, para ampliar meu conhecimento após minha especialização em ombro e cotovelo.

Pratico atividades em academia, o que me faz analisar pontos fundamentais que podem trazer dor ao paciente por praticar um exercício de forma incorreta.

No consultório, as dores em consequência das doenças do manguito rotador (um conjunto de tendões no ombro) são as queixas mais frequentes, seguido pelas dores no cotovelo (epicondilite lateral/cotovelo de tenista) e dos pacientes que deslocaram o ombro, uma ou mais vezes.

O tratamento de fraturas também faz parte da minha rotina, por isso estou sempre buscando atualizações sobre implantes e tratando algumas fraturas com o auxílio da artroscopia, que é a cirurgia realizada com câmera (vídeo), buscando levar o paciente à rápida recuperação e ao retorno às suas atividades diárias.

Os pacientes com artrose (desgaste de cartilagem) também são frequentes no meu consultório, e neste caso o tratamento pode incluir infiltrações, radiofrequência e crioanalgesia, artroscopia e as artroplastias (procedimento em que a articulação lesionada é substituída por uma prótese de metal).

Mas existem os pacientes que dizemos não-cirúrgicos. Ou porque não possuem lesões, ou não apresentam uma condição clínica que permita ser realizada uma cirurgia. E ainda, existem os pacientes que não manifestam a vontade de operar.

Para esses casos, busquei alternativas de tratamentos realizados em consultório para dar ao paciente a possibilidade de ter alívio da dor. Com o uso do ultrassom é possível fazer procedimentos em consultório, como infiltrações guiadas, proloterapia, bloqueios de nervos, radiofrequência e crioanalgesia.

Outras alternativas de tratamento como mesoterapia, bloqueio de pontos de gatilho e ondas de choque (ondas causadas por um aparelho que gera onda mecânica, com pequenas vibrações, diferente do usado na fisioterapia com corrente elétrica) são opções que proponho ao paciente.

Agende sua consulta

9 + 6 =

Agende sua consulta

9 + 11 =