INFILTRAÇÃO GUIADA

A infiltração é um procedimento comum nos consultórios dos ortopedistas. Basicamente, trata-se de injetar alguma substância dentro das articulações ou ao redor delas, sendo possível também injetar medicações sobre tendões ou áreas inflamadas.

Feito frequentemente em consultório sob anestesia local, mas podendo ser realizado também no centro cirúrgico, é realizado em poucos minutos e consiste em um importante artifício na lista de procedimentos para controle da dor.

Antes de uma infiltração, indica-se realizar exames complementares para análise eficaz do quadro clínico.

Praticamente todas as regiões do corpo são passíveis de infiltração. Ombro, cotovelo, quadril, joelho, mão, punho, pé, tornozelo e até coluna. E as substâncias mais aplicadas são medicações antiinflamatórias, anestésicos, ortobiológicos (proloterapia) e ácido hialurônico (viscossuplementação).

O que vem mudando ao longo dos anos é a forma de realizar uma infiltração. O uso do aparelho de ultrassom no consultório auxilia na precisão desse procedimento. É possível identificar as estruturas e as regiões a serem infiltradas, incluindo a direção da agulha, evitando injetar substâncias em local inapropriado.

Algumas vezes a infiltração precisa ser repetida, pois nem sempre a resposta é a ideal com somente uma aplicação. Além disso, a duração do efeito é variável.

Quais são as doenças mais comuns tratadas com infiltração guiada por ecografia em consultório?

Artroses (desgastes da cartilagem articular) no ombro, cotovelo, quadril, joelho, mão, tornozelo e pé

Tenossinovite/tendinite (inflamações de tendões, como a tenossinovite de De Quervain)

Artrites, sinovites e capsulites (inflamações articulares, como a capsulite adesiva, ou ombro congelado)

Epicondilites – tanto a epicondilite lateral (cotovelo de tenista) quanto a epicondilite medial (cotovelo de golfista)

Bursites de ombro, quadril, joelho ou cotovelo

As complicações desse procedimento são raras. Em uma frequência mínima, as que mais ocorrem são as infecções, manchas na pele ou lesões no local da aplicação. Por isso, é importante que o procedimento seja realizado por um médico que tenha capacitação e experiência em infiltrações.