PRÓTESE DO OMBRO (artroplastia)
Com o aumento da expectativa de vida, o procedimento de artroplastia em diversas regiões do corpo vem sendo cada vez mais realizado. A artroplastia/prótese é a substituição da articulação doente por material metálico e plástico resistentes com longa durabilidade.
No ombro, são três as principais indicações de artroplastia: artrose (que é o desgaste da cartilagem), fraturas complexas ou sequelas de algumas fraturas do ombro e para as lesões do manguito rotador que não são mais passíveis de reparo ou tendão lesado com baixa expectativa de cicatrização se for reparado.
A artropatia do manguito rotador é quando a articulação se desgasta (artrose) em consequência de uma lesão crônica do manguito rotador e é uma indicação frequente de prótese.
Ao longo do tempo, os pacientes com artrose vão tendo piora da dor e dos movimentos e aqueles com lesão de tendão percebem, também, uma perda de força para levantar o braço, com limitação importante das atividades diárias. As dores noturnas costumam prejudicar o sono e é uma queixa comum não conseguir deitar sobre o ombro doloroso.
Para substituir a articulação do ombro, existem 3 tipos principais de próteses. As parciais (em que se troca somente uma parte da articulação), as totais anatômicas (troca-se as duas partes danificadas do ombro, imitando a anatomia original) e as próteses reversas, em que troca-se os dois componentes do ombro, porém de uma forma diferente das próteses anatômicas.
O design das próteses reversas permite que seja a mais indicada atualmente, pois ela tem sua versatilidade para artroses, fraturas e para os casos de lesões crônicas do manguito rotador.
Apesar de uma cirurgia de prótese ser realizada comumente em pacientes com mais de 70 anos, hoje vem se indicando para alguns pacientes com menos idade, sendo analisado caso a caso. Esse procedimento dura aproximadamente 2 horas (maior para os casos complexos), com anestesia geral e poucos dias de internação.
Para se realizar uma prótese é feito um corte na pele, de aproximadamente 15 cm e retirado com serra a parte da cartilagem doente da articulação do ombro, sendo posicionados os novos implantes, que irão deslizar entre si,como uma engrenagem, permitindo a movimentação natural do braço.
Apesar da expectativa positiva do resultado com a cirurgia de artroplastia com prótese, é importante saber que alguns pontos são importantes para evitar complicações, como fazer uma avaliação pré operatória clínica e cardiológica, que o cirurgião faça um bom planejamento com tomografia com reconstrução e se possível impressão 3D e que o paciente analise a experiência do profissional para esse tipo de cirurgia, minimizando complicações, trazendo o benefício que se espera com a cirurgia.
DR VAGNER MESSIAS
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
- Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
- Membro da Sociedade Latinoamericana de Ombro e Cotovelo
- Membro da Sociedade Médica Brasileira de Terapia por Ondas de Choque
- Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual
- Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor