TENDINITE CALCÁRIA

Responsável por ser uma causa de dor intensa no ombro, a tendinite calcária é a inflamação do tendão causada por uma calcificação. A dor, muitas vezes, chega a ser tão forte que faz o paciente ir até o pronto-socorro para receber medicação endovenosa para alívio dos sintomas. Não há uma causa definida para a formação de uma calcificação no tendão e no ombro e os tendões mais afetados são do manguito rotador.

O tratamento inicial é o controle da dor, principalmente com analgésicos potentes. Outra alternativa de tentar controlar a dor é com um procedimento que chamamos de bloqueio de nervo com anestésico, diminuindo muitas vezes a transmissão nervosa exagerada do impulso doloroso.

TRATAMENTOS DA CALCIFICAÇÃO

A calcificação na maioria das vezes é absorvida pelo organismo em algumas semanas. E é nessa fase que o quadro doloroso costuma ser mais intenso. Quando não há absorção da calcificação e a dor persiste, pode-se indicar procedimento guiado por ultrassom chamado barbotagem ou ondas de choque. A onda de choque não é a mesma da fisioterapia, pois aqui é feita por um aparelho que gera uma onda mecânica com o objetivo de fragmentar a calcificação.

O que é a barbotagem?

Esse é um procedimento realizado há muitos anos que consiste na perfuração da calcificação seguida de aspiração do seu conteúdo.

Antes realizado no centro cirúrgico, com auxílio de RX portátil, foi caindo em desuso pela dificuldade de realização, além de ter que levar o paciente para uma sala de cirurgia.

Com o uso de aparelho de ultrassom nos consultórios, o procedimento de barbotagem vem sendo realizado com maior facilidade. A precisão na localização da calcificação e no posicionamento da agulha para aspiração aumentou, sendo menos doloroso ao paciente.

Além disso, permite que esse procedimento seja feito em consultório, com anestesia local. O procedimento é realizado em aproximadamente 30 minutos, em que se busca aspirar a maior quantidade da calcificação, favorecendo que o organismo absorva o restante.

Outro tratamento possível é a cirurgia, que consiste na realização da artroscopia para a drenagem/aspiração da calcificação. Com outras alternativas de tratamento para a tendinite calcária, o tratamento cirúrgico pode ser postergado e reservado para os casos em que não houve absorção da calcificação.

DR VAGNER MESSIAS

  • Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
  • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo
  • Membro da Sociedade Latinoamericana de Ombro e Cotovelo
  • Membro da Sociedade Médica Brasileira de Terapia por Ondas de Choque
  • Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual
  • Membro da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor

Agende sua consulta

11 + 5 =

Agende sua consulta

5 + 15 =