TRATAMENTO DE DOR COM
RADIOFREQUÊNCIA E CRIOANALGESIA /CRIOABLAÇÃO

A dor é a queixa mais frequente nos consultórios de ortopedia. E a busca pelo alívio desse sintoma muitas vezes é uma tarefa difícil. Algumas alternativas são antigas, como o uso de antiinflamatório e fisioterapia, que ainda vêm sendo usadas. Mas é importante dar ao paciente mais opções para aquelas dores persistentes.

A crioanalgesia e a radiofrequência têm sido usadas há décadas, mas hoje o uso dessas opções é uma realidade constante nos consultórios pelo uso da ultrassonografia. Indicadas para dores persistentes, podem ser usadas em especial para o tratamento de artroses (artrose do ombro, artrose do joelho, artrose do quadril, além de artrose de coluna), sequelas de fraturas (em especial ombro, quadril e joelho), neuromas (como o neuroma de Morton no pé), dores ao redor dos arcos costais, entre outras situações dolorosas.

O que são a crioanalgesia e a radiofrequência?

Consistem na introdução de uma agulha/cânula (após anestesia local) até a área afetada, conectada a um aparelho em que é aplicado calor (na radiofrequência) ou gelo (na crioanalgesia e crioablação), causando alterações do funcionamento dos nervos ao redor das articulações, trazendo alívio dos sintomas em grande parte dos pacientes.

Esses tratamentos não trazem alívio da dor permanentemente, sendo variável o tempo de melhora (alguns estudos mostram período de melhora de 2 anos). Mas o paciente que sofre com dor intensa ou por longos períodos sabe que melhorar da dor já é um grande passo, ainda que não se tenha alívio completo ou por longos períodos.

Os procedimentos são realizados em menos de uma hora, dependendo a região a ser tratada, podendo ser feitos em consultório ou no centro cirúrgico com mínimas complicações. Esses procedimentos podem ser repetidos caso haja retorno da dor em alguns meses.